segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Integrantes do grupo,coloquem aqui as respostas das fichas dos filmes.

Pedro Filipe.

3 comentários:

Italo disse...

FICHA 1

4º) Uma personalidade dominante da história intelectual ocidental, nascido em 31 de março de 1596, em La Haye, na província de Touraine. Ele foi um contemporânero de Galileu e Pascal e por tanto trabalhou sob as mesmas influências religiosas repressoras da Inquisição.
René Descartes foi filósofo, físico e matemático francês. Destacou-se por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.Também inspirou contemporâneos e várias gerações de filósofos posteriores.
Cedo em sua vida, pouco após ter se alistado no exército, em 1617, Descartes descobriu que tinha talento para matemática, de modo que ele passou a maior parte de seus anos militares e subseqüentes (ele pediu demissão quatro anos mais tarde) estudando matemática pura, especialmente geometria analítica, que tornou-se o campo ao qual fez suas maiores contribuições. Em 1626 ele se estabeleceu em Paris, mas foi persuadido a mudar-se para a Holanda em 1628, país que estava, então, no auge do seu poder. Ali ele morou e trabalhou pelos próximos 20 anos, devotando seu tempo e esforços ao estudo da matemática e filosofia, na perseguição da verdade. Em 1649, foi convidado para ser professor da Rainha Cristina da Suécia, mudando-se para Estocolmo, mas morreu poucos meses após chegar, de pneumonia aguda, em 11 de fevereiro de 1650.
O pensamento de Descartes foi revolucionário para uma sociedade feudalista em que ele nasceu, onde a influência da Igreja ainda era muito forte e quando ainda não existia uma tradição de "produção de conhecimento",ou seja, seu pensamento foi considerado inovador por apresentar características de um verdadeiro renascentista, pondo-se aos dogmas da igreja, pois para a sociedade feudal, o conhecimento estava nas mãos da Igreja. Aristóteles tinha deixado um legado intelectual que o clero se encarregava de disseminar.

Italo disse...

FICHA 1
8º) A Alemanha não estava ainda unificada, isso é, era formada por vários estados e o poder não era centralizado, cada estado tinha seu príncipe. Havia um imperador, para exercer o domínio, mas com pouca força política.
Quando havia a tentativa de se centralizar o poder, a Igreja Católica e os nobres eram contra. Isso prejudicava a burguesia alemã.
Apesar da nobreza ficar contra a centralização do poder, ela era contra a igreja, pois esta desejava suas terras.
Na Alemanha a igreja Católica dominava a população. A igreja também cobrava dos camponeses impostos altos, o que acabou por gerar descontentamento da parte deles.Várias pessoas na sociedade passaram a criticar a Igreja Católica.

12º) Luís XIV, o Grande, Rei Sol, rei da França de 1643 a 1715, nasceu em 5 de setembro de 1638 em Saint-Germain-en-Laye e faleceu a 1 de setembro de 1715 em Versailles. Filho de Luís XIII e de Ana d'Áustria, infanta da Espanha, ainda não completara cinco anos quando subiu ao trono, após a morte do pai (1643).Símbolo da monarquia absolutista, provocou uma série de guerras entre 1667 e 1697 a fim de estender as fronteiras da França para o leste, tomando terras do Sacro Império Germânico, e depois, de 1701-1714, para assegurar o trono espanhol para seu neto. Casou aos 16 anos com Maria Antonieta e recebeu a coroa com 20 anos em 1774. Imediatamente atende aos anseios dos reformadores
O rei Luis XVI, foi considerado a encarnação da monarquia absolutista. Além dele ter sido um rei durante o período absolutista e ter é claro todas as características de um monarca absolutista, como por exemplo ter o poder centralizado em suas mãos. Era também um monarca que tomou antes de 1789 medidas humanistas como a abolição da tortura e plenos direitos civis aos protestantes, também realçou o prestígio externo da França com a ajuda militar aos revolucionários norte-americanos.
Recebeu formação humanista e foi preparado para exercer o poder com sabedoria e autoridade. Assumiu o poder (1661) um ano após o casamento com a infanta espanhola Maria Teresa d'Áustria, filha de Felipe IV da Espanha. No seu governo reorganizou o exército dando ao país o maior poderio militar da Europa. Suas ações militares no exterior iniciaram-se com a invasão dos Países Baixos espanhóis, que considerava pertencerem à esposa por direito de herança (1667).
Por fim, fundou a Academia de Ciências de Paris, cujos membros eram pagos para produzir ciências, principalmente, para geração de inovações tecnológicas e científicas que tivessem aplicação na área militar. Faleceu em Versailles como um símbolo da monarquia absolutista.

Italo disse...

FICHA 2

10º) O Racionalismo foi uma perspectiva cultural global, ou seja uma maneira de se chegar numa verdade pela razão e que se espalhou pelo mundo passando a ser muito comum em vários lugares da Europa. Foi uma das correntes filosófico-científicas do homem da Idade Moderna. Para o Racionalismo, o homem pode chegar pela razão, a verdades de valor absoluto e também através da investigação cientifica.

12º) Acho interessante a vida de Galileu, pois ele dedicou ela especialmente para o avanço cientifico que para todos nós foi importante. Quando não estudava para aumentar seu conhecimento Galileu Galilei estava dando aulas em universidades e talvez ate mesmo formando gênios. Quando não ensinava dedicava todo seu tempo estudando para comprovar problemas que não paravam de alimentar sua mente. Por tanto acho que ele nos ajudou muito e para isso acontecer lutava para comprovar algo, lutando pelos seus direitos sobre a Igreja e outros ciêntistas.